Fashion Weekend Plus Size
Um importante evento de moda ganhou a capital paulista e a atenção da mídia, dessa vez com modelos e público fora dos padrões convencionais. No Fashion Weekend Plus Size, tops gordinhas desfilaram roupas de grifes especializadas em tamanhos GG.
Apesar do weekend no nome, o evento aconteceu em apenas um dia, também em São Paulo. Os convites custavam R$ 60 e cada marca desembolsou R$ 5 mil para participar. O projeto é inspirado no Full Figured Fashion realizado em Nova York, em julho do ano passado, e que reuniu dez marcas que trabalham apenas com peças GG. A motivação das duas amigas veio justamente da dificuldade em encontrar roupas sensuais, com cortes modernos para não esconder suas curvas.
Além de mostrar que o mercado de vestuário e acessórios para gordinhas está em pleno crescimento, o FWPS – com segunda temporada já agendada para julho – revela as possibilidades para roupas em tamanhos grandes. Afinal toda mulher quer estar bonita, sexy, elegante, usando peças dentro de tendências (ou não!), sem ser preta ou larga. O objetivo segundo Andrea, em entrevista ao site "Chic", não é fazer apologia à obesidade, mas sim combater o preconceito de que toda gordinha é descuidada e não saudável.
A ideia foi inspirada no Full Figured Fashion, evento sediado em Nova York que apresentou o mercado em expansão. Realizado por Andrea Boschim, modelo e consultora de moda, e Renata Poskus Vaz, jornalista e criadora do blog Mulherão, o FWPS atraiu cerca de 400 pessoas, que foram conferir de perto as novidades. “O objetivo é mostrar que é possível fazer moda de qualidade para tamanhos grandes”, explica Renata.
Exuberance
A coleção de outono/inverno 2010 abusou de pele à mostra e de roupas sequinhas, com pouco volume. Looks com peças em tons fortes combinadas a cores neutras foram outras apostas da marca. A malha mescla em modelagens assimétricas e detalhes de tachas promete ser o ponto alto da estação. “Duas vezes por ano fazemos pesquisa de tendência em sites, livros e viagens, e traduzimos isso para o manequim GG, já que o nosso objetivo é valorizar a silhueta das clientes”, conta Mara Machado, estilista da Exuberance.
Perfil
A Exuberance tem sede em Santa Catarina e está no mercado desde 1997 atendendo todo o estado e o Paraná. Com uma moda casual-chique, as roupas vão do tamanho 44 ao 52. www.exuberancenet.com.br.
AMÁLIA GASPARINI
Inspirada no estilo sóbrio de Coco Chanel, a grife buscou cores clássicas e tecidos como jeans, tafetá e cetim para compor modelos refinados
A sofisticação da estilista Coco Chanel influenciou a marca paranaense na criação dos detalhes para o inverno 2010. “Apostamos em recortes longilíneos e efeito blusê para atualizar as peças”, explica a estilista Annelise Nani. As cores também remetem ao universo de Chanel, com tons neutros como areia, marrom, vinho e combinações de preto e branco. Entre as principais modelagens, estão os vestidos de corte evasê e blusas com aviamentos de pérolas e tachas com saias lápis.
Perfil da marca:
Criada em Maringá, PR, há dez anos, a grife confecciona peças casuais em tamanhos que vão do 40 ao 64. www.amaliagasparini.com.br.
CARLOTA
Os anos 1980 e o corte preciso da alfaiataria são as referências para uma coleção casual com bordados, tachas e pedrarias.A grife carioca propôs uma brincadeira com a música Aquele abraço, de Gilberto Gil, para mostrar peças cheias de bossa. Os decotes ganham bordados, tachas e aplicações em pedras brutas para valorizar o colo. Sobreposições com coletes e cintos marcam a cintura e alongam a silhueta. “Procuramos adaptar as tendências ao universo das gordinhas, usando modelagens que emagrecem”, conta a diretora de estilo e dona da marca, Sylvia DiCarlo. Malha, jeans com elastano e microchifom garantem conforto ao visual. Na cartela de cores, tons escuros como preto, cinza e marrom são contrapostos pelo branco e pela intensidade do azul turquesa, além de estampas exclusivas.
Perfil da marca:
A Carlota está no mercado há 20 anos com um estilo casual. Trabalha com tamanhos do 42 ao 54. www.carlota-rio.com.br.
Fonte: Manequim